1º CEB

"AZ, EZ, IZ, OZ E UZ" 

A porta da sala convida e motiva à aprendizagem! Em tantas vezes, materiais simples com boas perguntas, fomentam a vontade do aluno de aprender.
Se chegarmos ao nosso trabalho e estiver na nossa porta uma cartolina afixada com a pergunta "Como vais mudar o mundo hoje?", com toda a certeza que vamos encarar o trabalho de outra forma! O mesmo acontece com os nossos alunos!
"Qual será o segredo escondido nas imagens que estão na porta?"
"Quantas flores completas conseguiremos ter?"
"Quem irá corrigir o vosso ditado hoje?"
Nesta aula, e como observo que os alunos se sentem motivados quando as suas tarefas são corrigidas no próprio dia e com a caneta VERDE, disse-lhes que seriam eles os professores. As imagens iam sendo viradas, eu mesma escrevia a palavra correta em baixo e eles corrigiam na folha do seu colega. Resultado: Todos atentos, motivados e a comentar "Não é fácil corrigir professora, temos de ser responsáveis!"

Principais objetivos e descritores de desempenho:

  • Compreender e cooperar com as regras da sala de aula
  • Trabalhar em equipa partilhando ideias e materiais
  • Completar a flor no caderno segundo os conhecimentos adquiridos na aula
  • Estar atento à leitura do texto e realizar a ficha do manual com ritmo de trabalho
  • Consolidar os conhecimentos sobre o caso de leitura de: az, ez, iz, oz e uz
  • Realizar o ditado das palavras
  • Sentir-se curioso pela correção do ditado
  • Sentir-se capaz e à vontade para partilhar dúvidas e avaliar as suas aprendizagens










“Decomposição até 60”

Ao longo da aula os alunos recebem vários desafios que envolvem a decomposição de números, nomeadamente os quadrados mágicos.
Quando os alunos completam algum desafio em conjunto ou o professor observe algo de muito positivo, são dados pontos à turma. Um dos alunos dirige-se ao banco MAB e representa esses pontos nesse mesmo material. Sempre que fizerem 10 pontos terão de os trocar pela barra da dezena.
No final da aula, se alcançarem os 60 pontos recebem um prémio!
Este prémio... era delicioso!
Os quadrados mágicos poderão ficar numa caixinha e sempre que os alunos terminarem mais cedo alguma tarefa poderão ir buscar alguns para resolverem! Eles adoram!
Poderei partilhar os materiais em documento, envie mensagem pelo blog! 📁

Principais objetivos e descritores de desempenho:

  • Compreender e cooperar com as regras da sala de aula
  • Trabalhar em pares, partilhando ideias e materiais
  • Consolidar os conhecimentos sobre a decomposição de números até 60, apoiando-se em diferentes materiais e jogos
  • Resolver os jogos propostos compreendendo as suas regras e modo de jogo
  • Compreender que o mesmo número pode ter decomposições diferentes
  • Conseguir substituir a pontuação pelo valor correspondente no MAB
  • Sentir-se capaz e à vontade para partilhar dúvidas e avaliar as suas aprendizagens










"O nosso supermercado"

Queridos alunos: Transformei a nossa sala num supermercado! Vamos às compras?


Principais objetivos e descritores de desempenho:

Matemática:
- Reconhecer as diferentes moedas e notas do sistema monetário;
- Saber que uma moeda com um determinado valor em euros pode ser representada também por cêntimos;
- Ler quantias de dinheiro decompostas em euros e cêntimos;
- Efetuar contagens;
Português:
- Interação discursiva
- Expressão de ideias e sentimentos
- Tomar decisões e saber explicar o seu pensamento

O mais importante:
Aprender com motivação e alegria!





















Comentários