"az, ez, iz, oz e uz"

A porta da sala convida e motiva à aprendizagem! Em tantas vezes, materiais simples com boas perguntas, fomentam a vontade do aluno de aprender.

Se chegarmos ao nosso trabalho e estiver na nossa porta uma cartolina afixada com a pergunta "Como vais mudar o mundo hoje?", com toda a certeza que vamos encarar o trabalho de outra forma! O mesmo acontece com os nossos alunos!
"Qual será o segredo escondido nas imagens que estão na porta?"
"Quantas flores completas conseguiremos ter?"
"Quem irá corrigir o vosso ditado hoje?"
Nesta aula, e como observo que os alunos se sentem motivados quando as suas tarefas são corrigidas no próprio dia e com a caneta VERDE, disse-lhes que seriam eles os professores. As imagens iam sendo viradas, eu mesma escrevia a palavra correta em baixo e eles corrigiam na folha do seu colega. Resultado: Todos atentos, motivados e a comentar "Não é fácil corrigir professora, temos de ser responsáveis!"

Principais objetivos e descritores de desempenho:


  • Compreender e cooperar com as regras da sala de aula
  • Trabalhar em equipa partilhando ideias e materiais
  • Completar a flor no caderno segundo os conhecimentos adquiridos na aula
  • Estar atento à leitura do texto e realizar a ficha do manual com ritmo de trabalho
  • Consolidar os conhecimentos sobre o caso de leitura de: az, ez, iz, oz e uz
  • Realizar o ditado das palavras
  • Sentir-se curioso pela correção do ditado
  • Sentir-se capaz e à vontade para partilhar dúvidas e avaliar as suas aprendizagens









Comentários